Pages

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Início da Assessoria Pedagógica nas Unidades Escolares

O Núcleo de Tecnologia Educacional coloca mais uma atividade pedagógica em ação, à partir do dia 19/09/2011 os professores formadores estarão se deslocando para as escolas à fim de prestar assessoria aos laboratórios de informática. As escolas estarão recebendo a visita dos professores formadores nos três turnos que tiverem professores lotados neste espaço. O objetivo desta ação é acompanhar o desenvolvimento técnico pedagógico das atividades desenvolvidas com os recursos midiáticos pelos professores na sala de informática.

NTEs formam coordenadores pedagógicos para uso de novas tecnologias Professores e servidores administrativos também receberam capacitação

Para que estudantes e professores da rede estadual tenham acesso à tecnologia aliada a recursos pedagógicos que enriqueçam o cotidiano escolar e contribuam com o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) cumpre um rigoroso calendário de formação de professores, servidores administrativos e coordenadores pedagógicos.

Os cursos de formação para o uso de tecnologia educacional - nas modalidades a distância, semipresencial e presencial - e oficinas pedagógicas nas unidades escolares estão sendo oferecidas gratuitamente por meio dos 26 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que atendem as 38 Subsecretarias Regionais de Educação.

Nos encontros de formação são abordadas as potencialidades educativas das tecnologias de informação e de comunicação, noções básicas de informática e a utilização de recursos virtuais como os portais educacionais (Portal do Professor, TV Escola, Domínio Público, entre outros). Além disso, auxiliares administrativos são orientados obre os procedimentos para o bom funcionamento dos laboratórios de informática e sobre como podem colaborar com tarefas simples, como abrir e fechar os laboratórios e ligar e desligar as máquinas.

Durante todo este semestre, os NTEs oferecerão assessoria pedagógica para o uso das tecnologias em todas as escolas estaduais, como forma de estimular e orientar a sua utilização adequada, associada ao conteúdo das disciplinas do currículo regular.

Somente em agosto, foram atendidas 722 unidades escolares em 166 municípios. Cerca de 1.500 coordenadores pedagógicos participaram dos cursos e oficinas pedagógicas de formação, juntamente com aproximadamente 370 servidores administrativos e 1.030 professores da rede estadual.




Fonte: (© 2010 Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Todos os direitos reservados)